O repositório Ecoar foi instituído oficialmente em 2025, como resultado de investigações coordenadas pelo professor Dr. José Edimar de Souza – UCS. A construção do conceito e a logotipia foi um trabalho desenvolvido sob a supervisão da professora Dra. Samanta Vanz (FSG) e com colaboração do bolsista de iniciação científica Eduardo Hainzenreder Pedroso PIBIC/CNPq. Nesse sentido, pretende-se reunir e socializar documentos de diferentes acervos e arquivos em torno da temática da história das instituições escolares, dos processos e práticas de escolarização, priorizando a divulgação e democratização do acesso à informação.
Desde 2017, o professor José Edimar coordena projetos de pesquisas sobre a temática das instituições escolares. Desse modo, com o fomento público, tanto do CNPq quanto da FAPERGS, foi possível adquirir equipamentos e também acessar arquivos de diferentes instituições, especialmente, dos grupos escolares e das escolas públicas.
A documentação foi acessada em diferentes espaços: arquivos, repositórios, acervos públicos e privados, no formato físico e virtual. Esse trabalho foi realizado por diferentes integrantes da equipe do projeto.
A divulgação da pesquisa deu-se por meio da oferta de seminários, eventos, estâncias de pesquisas e também pela publicação de livros, capítulos de livros, artigos e publicação de anais de eventos. Destaca-se no conjunto das produções e dos eventos a participação na Escuela de Verano, Universidad de Antióquia, Colômbia (2022), apresentação do trabalho “Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no século XX: culturas e práticas em perspectiva regional”, de José Edimar de Souza”; 2º Congresso Miguel Soler, Uruguai (2023), com o trabalho “O Clube Agrícola E O Ensino Primário Em Caxias Do Sul/Rs (1940 – 1950): Vestígios Da Cultura Escolar”, de José Edimar de Souza, Elisângela da Silva Dewes e Samanta Vanz;
45º International Standing Conference for the History of Education. Com o trabalho de José Edimar de Souza: “Grupo Escolar E Escolarização Em Dimensão Municipal No Rio Grande Do Sul Na Primeira Metade Do Século XX” ISCHE (2024). Trabalho de José Edimar de Souza e Samanta Vanz: “Propostas da Escola Nova para a Educação Rural: representações e práticas presentes nos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil (1940 -1950)”, no XXII Coloquio De Historia De La Educación. Transnacionalidad Y Transculturalidad En La Historia De La Educación Durante La Modernidad Y La Contemporaneidad, 2024, Almeria, Espanha. Outras formas de divulgação também compreendeu a publicação de capítulos de livros, como exemplo:
- SOUZA, J. E.; OLIVEIRA, M. L. Grupo Escolar Padre Efrem: escolarização primária graduada em Vacaria/RS (1922/1950). In: SOARES, Eliana Maria do Sacramento; RELA, Eliana; LUCHESE, Terciane Ângela.. (Org.). Celebrando 15 anos de estudos investigativos em torno de temas de educação. 2a.ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2024, v. 14, p. 189-209;
- SOUZA, J. E.. Escola formadora de professores rurais: memórias em torno da Escola Murialdo de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil (1951-1963). In: Pérez, Oresta López; Werle, Flávia Obino Corrêa; Triana, Alba Nídia.. (Org.). Balance y memoria de un siglo de educación rural en América Latina. Vol I. Políticas educativas y prácticas en la educación rural en América Latina.. 1ed.México: Serie Memorias Acadêmicas INEHRM. Subenseñanza, 2024, v. I, p. 179-192.
- SOUZA, J. E.. A Escolarização Pública Em Estância Velha, RS (1934): Os Processos De Implantação Do Grupo Escolar. In: César Evangelista Fernandes Bressanin, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida… [et al.].. (Org.). 90 anos do manifesto da escola nova no Brasil. 1ed.Cachoeirinha: Fi, 2023, v. , p. 209-321.
- SOUZA, J. E.; RUCKERT, F. Q. . Memórias do magistério: narrativas de professoras egressas da Escola “Estadual de Sapiranga”, RS (1960-1970). In: Ana Silvia Volpi Scott, José Carlos da Silva Cardozo e Jonathan Fachini da Silva. (Org.). História das mulheres no Brasil Meridional. 1a.ed.São Leopoldo: Oikos, 2022, v. , p. 382-405.
- SOUZA, J. E.. Os Grupos Escolares Em Região De Imigração Alemã: Ensino Primário Na Primeira Metade Do Século XX. In: NEUMANN, Rosane Marcia; SCHNEIDERS, Carlise; SAND, João Vítor; FRITZEN, Vanessa Taís; SCHMITZ, Kalinka de Oliveira.. (Org.). Migrações, territorialidades e ambiente. 1a.ed.São Leopoldo: Oikos, 2021, v. , p. 37-49.
e também da publicação de artigos, como exemplo:
- a) VANZ, S.; DEWES, E. C. S.; SOUZA, J. E.. Representações de Nacionalismo e Patriotismo nas Escolas de Ensino Primário de Caxias do Sul (1939-1955). ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 46, p. e69129-e69129, 2024.
- b) GIACOMONI, C.; SOUZA, J. E. ‘Histórias e memórias do ensino de Educação Física nas escolas normais: uma pesquisa denominada. Estado do Conhecimento’. HORIZONTES (EDUSF), v. 41:n.1, p. 1-26, 2023.
- c) DEWES, E. C. S.; SOUZA, J. E. Jornal Despertar: vestígios de ações em prol do civismo na educação rural em Caxias do Sul/RS (1947-1954). LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 24, p. 390-410, 2023.
- d) DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E.; GIACOMONI, C. Ester Troian Benvenutti. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-19, 2023.
- e) VANZ, S. ; SOUZA, J. E. . Os grupos escolares: sistematização de resultados a partir de periódicos da História da Educação, História e Educação (2010-2020). CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), v. 67, p. 1-17, 2023.
- f) PINHEIRO, R. S. ; SOUZA, J. E. . Os processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o Grupo Escolar Frei Caneca (1925-1940). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 18, p. 1-16, 2023.
- h) GIACOMONI, C. ; SOUZA, J. E. Formas de organizar a Educação Física no ensino primário: memórias de professoras da Escola Giuseppe Garibaldi, Caxias do Sul/RS (1974-1985). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 19:2, p. 496-512, 2020.
- i) SOUZA, J. E.; COSTA, V. B. . ESCOLARIZAÇÃO EM SAPIRANGA/RS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: A PRESENÇA DOS GRUPOS ESCOLARES. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 13, p. 489-503, 2020.
- g) SOUZA, J. E.. OS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM CAMPO BOM, SAPIRANGA E NOVO HAMBURGO/RS (1930-1934). História & Ensino, v. 27,n.2, p. 239-265, 2021.
- j) SOUZA, J. E.. Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 12, p. 371-395, 2020.
Além disso, houve a divulgação a partir de convites em diferentes eventos, com palestras e conferências. A seguir algumas fotografias destas atividades:



